Foto: Pixabay
Em alguns casos, um sonho de muitos anos, ou até de uma vida inteira, pode se tornar uma péssima experiência, além de causar um grande prejuízo em muito pouco tempo. A casa própria é objeto de desejo de muita gente. Para a maioria das pessoas, são anos de economia para conseguir comprar o seu próprio imóvel e não precisar mais pagar aluguel.
Mas para isso se concretizar, é necessário que o comprador tome uma série de cuidados. Comprar um imóvel é muito mais complexo do que adquirir outro bem. Envolve uma série de documentos que a maioria das pessoas não está familiarizada e um alto valor investido.
Aneel mantém bandeira vermelha nas contas de luz de julho
Na grande maioria dos casos, é seguro comprar imóvel e não há problemas. Porém, a Polícia Civil investiga há mais de quatro meses um possível esquema criminoso na construção de casas em Santa Maria. Uma construtora de Porto Alegre prometeu a construção de 753 moradias populares aqui na cidade. Pessoas pagaram o valor de entrada desses imóveis, porém, nunca receberam a casa. A polícia já recebeu 10 denúncias de estelionato contra os donos da construtora, pois as casas nunca foram entregues.
- Esse tipo de fraude não é comum, mas a capacidade de convencimento do vendedor é impressionante. Ele é um verdadeiro engenheiro social. Isso é característico de quem pratica estelionato, de quem engana. Antes de tudo, precisamos saber com quem estamos negociando - diz o delegado da Polícia Civil, Antônio Firmino de Freitas Neto.
Para que casos como esse não aconteçam mais, a auditora fiscal do Procon de Santa Maria, Márcia da Rocha, alerta que é necessário conhecer muito bem a empresa que está construindo o imóvel para evitar problemas futuros.
- As pessoas precisam tomar muito cuidado quando vão comprar o apartamento, ou casa. Temos várias empresas conhecidas atuando na construção civil. Antes de comprar, é preciso analisar o CNPJ da empresa, se outras construções foram entregues. São medidas simples que qualquer pessoa pode fazer - afirma.
Poupa Tempo pode ser um grande marco para a cidade
Ela diz que, se problemas acontecerem, o Procon pode ser uma ferramenta na conciliação.
- Apesar de poucas pessoas nos procurarem nesses casos, nós podemos conseguir uma conciliação amigável. Não custa nada e é muito mais rápido do que a Justiça - diz.
BOM NEGÓCIO
Com tudo verificado e com a construção registrada, comprar um imóvel na planta continua sendo um bom negócio. Em dois anos, um imóvel em construção pode valorizar, em média, 20% em relação ao seu preço original.
- É uma ótima escolha. Tu consegues comprar um imóvel por um preço bem abaixo do preço de quando ele estará pronto. É o que chamamos de mercado futuro. É um excelente investimento, com baixos riscos e um ótimo retorno financeiro - diz o presidente do Sindicato de Habitação do Centro Gaúcho, Cristian Menezes.
DICAS
- Verificar a situação do CNPJ da construtora por meio do site da Receita Federal (receita.fazenda.gov.br).
- Consultar imobiliárias para saber se a construtora já tem outros empreendimentos na cidade.
- Verificar com imobiliárias e compradores se esses empreendimentos foram entregues dentro do prazo.
- Conferir no Procon (www.procon.rs.gov.br) e no site do Tribunal de Justiça do RS (www.tjrs.jus.br) se existem reclamações contra a construtora.
- Procurar pessoas que já negociaram com a construtora em questão para saber se tudo correu como prometido.
- Certificar que o corretor que faz o intermédio do negócio está devidamente registrado no Conselho Regional de Corretores de Imóveis por meio do site do Conselho (www.creci-rs.gov.br).
- Verificar junto ao registro de imóveis se o imóvel já está incorporado (se na matrícula do terreno, foram registradas as novas unidades que serão construídas). Só depois disso, o imóvel pode ser vendido.
- Se no anúncio diz que o imóvel é financiado pela Caixa, é recomendável procurar o banco para se certificar da veracidade.
- Tomar cuidado com os detalhes do contrato.
*Fontes: Procon-SM e Secovi Centro Gaúcho